Evangeliza-show

Evangeliza-show: Uma década de evangelização através da música

Evangelizar através da música: um projeto desenvolvido pela Pirajuí Rádio Clube que começou em 2001 e durou dez anos. Tudo começou quando a direção da Pirajuí Rádio Clube – emissora filiada à Rêde Católica de Rádio (RCR) – decidiu elaborar um projeto pioneiro em toda a região: “pregar o

Evangelho através da música!” E para conseguir esse objetivo, nada melhor do que investir nos chamados shows de música religiosa, contratando cantores e grupos musicais de renome nacional.

À princípio, parecia um projeto arriscado, já que um micro-universo de pessoas que se diziam cristãs e seguidoras fiéis de seus preceitos religiosos, não davam a devida importância para a música que vem de Deus e por isso nos aproxima Dele.

Este grupo de pessoas não perdia um show de cantores seculares, mas por outro lado torciam o nariz quando alguém falava de músicas de adoração e louvor levadas para fora do ambiente sacro, ou seja, longe da Igreja. Para elas, esse tipo de música era para se ouvir somente dentro da liturgia de uma celebração religiosa e não em “shows”.

Apesar dessa barreira, a Pirajuí Rádio Clube decidiu levar avante o seu projeto de evangelização através da música e com a Graça de Deus, deu certo! Bastou o nosso primeiro convidado, Silvio Brito, subir no palco do Ginásio Municipal de Esportes em 2001 para mudar a mentalidade de todos aqueles que pensavam dessa maneira.

A apresentação de Sílvio Brito foi impecável e lotou o Gigantão, levando o público ao delírio. Naquela noite, muitas pessoas passaram a acreditar que os shows de música católica podem ser tão bons e, muitas vezes, até melhores do que aqueles promovidos por conhecidos artistas seculares.

Era a “sementinha” do Evangeliza-show que havia sido plantada e com a certeza de dar bons frutos no futuro.

A chegada dos frutos

Os bons frutos, tão aguardados, chegaram no ano seguinte quando “Os Cantores de Deus” conseguiram mudar, definitivamente, a mentalidade daquelas pessoas que ainda tinham alguma dúvida de que os shows com artistas religiosos eram perda de tempo. Dalva Tenório, Karla Fioravante, Sueli Ferreira, Luan e Vanessa emocionariam todo o público presente no Parque Clube de Pirajuí.

Pronto! O Evangeliza-show já não era mais um sonho e muito menos uma incógnita. Pelo contrário, havia se transformado, após esses dois eventos, numa tradição. Toda a comunidade, até mesmo aqueles que antes criticavam shows desse tipo, havia se tornado fã de carteirinha e aguardavam com muita expectativa a chegada de 11 de outubro para acompanharem e participarem dos shows.

Outras cidades criaram o hábito de formar caravanas para assistirem aos shows promovidos pela Clube. Podemos citar por exemplo: Promissão, Lins, Bauru, Cafelândia, além dos municípios da comarca.

Depois de Silvio Brito Brito e Cantores de Deus, vieram dois dos principais nomes da música católica em todo o Brasil: Adriana e Anjos de Resgate.
Muitos outros nomes também fizeram parte da história do Evangeliza-Show idealizado pela Pirajuí Rádio Clube, entre os quais: Antônio Cardoso, Paulinho Ribeiro, Banda Louvor e Glória, Frei Zeca e Pe. Reginaldo Manzotti, Deluccas e Lucian. Todos eles com shows impecáveis e que emocionaram os pirajuienses.

Ponto alto

O evangeliza-show atingiu o seu ponto alto no dia 17 de maio de 2008, às 20 horas, quando mais de cinco mil pessoas lotaram a área externa do Ginásio Municipal de Esportes “Satílio de Lima” para ver de perto um dos maiores evangelizadores do País: Pe. Reginaldo Manzotti. 

Adultos e crianças acompanharam primeiramente a celebração da missa e logo em seguida o evangeliza-show, com o padre Manzotti cantando os seus principais sucessos. 

Foi uma noite inesquecível e que certamente ficará guardada na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de comparecer no pátio do Gigantão. 

Para atender a multidão de cinco mil pessoas foi montada uma praça de alimentação no local, além de um telão.

Os dois últimos shows 

Vera Lúcia (2009) e Deluccas e Lucian (2011), foram os dois últimos shows do projeto. Após estas duas apresentações que levaram um grande numero de pessoas ao Parque Clube, a emissora de rádio optou por encerrar o projeto. Como os cachês dos cantores e grupos musicais estavam ficando cada vez mais elevados, ficou muito difícil a contratação desses eventos. 

Mas o importante, é que a Pirajuí Rádio Clube abriu as portas para a promoção de shows religiosos em toda a nossa região. Hoje, se tornou algo comum ver grandes nomes da música religiosa se apresentarem em feiras agropecuárias, feiras agrícolas, aniversários de cidade e etc, levando a evangelização para os mais diversos ambientes.

PARCEIROS