A musicista brasileira Kira Salim, de 34 anos, está entre as 11 vítimas fatais de um atropelamento em um festival de rua em Vancouver, no Canadá, ocorrido na madrugada deste domingo (27), pelo horário de Brasília.
Kira — cujo nome completo é Clara Ganapol Salim — vivia no Canadá há quase três anos com o marido. O Itamaraty confirmou a morte e informou que está prestando assistência consular à família.
Natural do Rio de Janeiro, com raízes no Rio Grande do Sul, Kira formou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em 2014. Ela trabalhava em uma escola na cidade de New Westminster, próxima a Vancouver.
No momento do atropelamento, o marido de Kira não estava presente. Ele aguarda orientações das autoridades locais para dar continuidade ao processo de sepultamento.
O prefeito de Vancouver, Kenneth Sim, afirmou estar "chocado e profundamente entristecido" e expressou solidariedade à comunidade filipina da cidade, que representa cerca de 5,9% da população local, segundo dados de 2021.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., também manifestaram pesar.
O festival Lapu Lapu Day homenageia Datu Lapu-Lapu, líder indígena filipino conhecido por resistir à colonização espanhola no século 16.
*Com informações da AP e Repórter Diário
Comentários: