Uma psicóloga de 57 anos viveu momentos de tensão durante uma viagem com um motorista de aplicativo no final da noite de segunda-feira (7) e no início da madrugada de terça (8). O trajeto era do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, a um bairro da zona oeste da capital.
A vítima conta que desembarcou da Turquia e solicitou um carro por aplicativo. O motorista chegou pouco antes das 22h30. Por segurança, ela checou a identificação do motorista e o modelo e a placa do automóvel, um Hyundai HB20 branco, com os dados que apareceram no aplicativo da Uber.
Outra indicação de que tudo estava certo veio quando o homem a chamou pelo nome.
À reportagem ela relatou que passou a ficar preocupada quando o percurso pré-determinado passou a ser ignorado. O homem deixou de entrar em vias corretas para chegar ao endereço de destino.
Na marginal Pinheiros, o homem anunciou o assalto. De acordo com a vítima, ele deixou aparente uma espécie de punhal, na coxa. O motorista disse diversas vezes que, se a mulher colaborasse, ele não faria mal a ela.
O homem teria exigido que a psicóloga fizesse um empréstimo através do aplicativo da 99, concorrente da Uber. Segundo o condutor, pela plataforma era possível obter dinheiro. Sem saber do que se tratava, a mulher seguiu as orientações até acessar no app uma oferta de linha de crédito de R$ 8 mil.
Por cerca de duas horas o homem percorreu toda a extensão das marginais Tietê e Pinheiros. Depois, fez uma volta pela ponte Cidade Jardim até percorrer alguns metros e deixá-la na avenida Alcides Sangirardi, nas proximidades da ponte Engenheiro Ary Torres, na zona sul de São Paulo.
O motorista levou dela o celular desbloqueado, um Samsung Galaxy S22, cartões com senha e a mala com objetos comprados durante a viagem. A bagagem estava no porta-malas do carro. O homem ainda roubou cerca de R$ 200 em notas de real, dólar e euro.
O valor da corrida, R$ 104, foi debitado de sua conta de crédito. Entretanto, ela recebeu um aviso por e-mail de que a corrida havia sido cancelada e que ela deveria pagar uma taxa por isso.
Ajudada por pessoas no posto, a psicóloga conseguiu bloquear seus cartões bancários. Em casa, pelo computador, ela entrou em contato com suporte da Uber. No entanto, no dia seguinte o conteúdo da conversa, os dados da corrida e os do motorista sumiram.
A vítima registrou um boletim de ocorrência pela internet.
Em nota, a Uber disse que a conta do motorista parceiro foi suspensa da plataforma enquanto são feitas as apurações do caso. "A empresa se coloca à disposição das autoridades para colaborar fornecendo os dados necessários, nos termos da lei."
"Segurança é prioridade para a Uber e o aplicativo está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável".
Procurada, a 99Pay, um dos braços da 99, lamentou o ocorrido. Segundo a empresa, o 99Empresta, serviço de empréstimo pessoal e crédito facilitado, permite aos usuários a possibilidade de obter microcrédito de forma segura, ágil e sem burocracia.
"O serviço está disponível apenas para perfis pré-selecionados e utiliza recursos de segurança robustos para garantir a segurança dos usuários. Para solicitar o empréstimo, o cliente passa por uma análise criteriosa de perfil e o limite de valor do empréstimo é individualizado."
Fonte(s): Jcnet
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