A chegada de uma frente fria promete colocar fim ao calorão dos últimos dias no estado de São Paulo e deve voltar a chover nesta quinta-feira (3), segundo previsão dos meteorologistas.
A mudança começou a avançar pelo estado no fim da tarde desta quarta-feira (2), poucas horas após a cidade de São Paulo, por exemplo, ter igualado a maior temperatura do ano, com 36,7°C registrados às 15h na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Mirante de Santana, na zona norte.
Cinco horas depois, a temperatura havia caído mais de 15,5°C no município, ?às 20h, o órgão federal apontava 21,2°C na mesma estação meteorológica.
Para esta quinta, a tendência é que os termômetros oscilem entre 16°C e 23°C na cidade.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, o dia terá muitas nuvens e condições para chuva fraca, de baixo volume acumulado.
A última chuva registrada na capital paulista, de acordo com dados do órgão municipal, entretanto, ocorreu em 21 de setembro, e acumulou apenas 0,2 mm de média na cidade.
Na sexta-feira (4), explica o CGE, o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, no entanto, os ventos que sopram do mar favorecem o ingresso de umidade e a formação de muita nebulosidade em toda a faixa leste paulista.
Com isso, a temperatura permanece mais baixa e há potencial para garoa ocasional na cidade de São Paulo, principalmente entre a madrugada e o início da manhã e à noite. A oscilação deve ficar entre 15°C e 18°C.
No fim de semana, os termômetros voltam a subir na capital e a máxima se aproxima de 28°C no domingo (6) de eleições municipais.
A mudança no tempo deve refletir na melhora da poluição. Na manhã desta quarta, a qualidade do ar na capital e na região metropolitana era ruim, de acordo com índice da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Entre as 26 estações de medição da região, apenas uma, a da Mooca, tinha boa qualidade do ar. Outras 17 estão com índice moderado, e sete estão com índice ruim.
A mudança também tende a ajudar a melhorar a situação das queimadas, pois poode chover forte em algumas regiões do estado. O Inmet, inclusive, emitiu um alerta, que vale até esta quinta-feira, de perigo potencial para tempestade na região de Presidente Prudente, onde havia registro de focos de incêndio na noite desta quarta-feira.
No litoral, a previsão é de chuva até sábado. Não deve chover no domingo, mas o dia em que se escolhe prefeitos e vereadores poderá ter muitas nuvens na Baixada Santista
Fonte(s): Jcnet
Comentários